Foto: Marcelo Holanda

Foto: Marcelo Holanda

A 54° edição da Festa do Boi recebeu nesta quinta-feira (13) o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Borges. Na tarde desta quinta-feira, 13, na sede do Sistema Faern/Senar, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, Arnaldo Borges se reuniu com criadores de raças zebuínas no Rio Grande do Norte. A reunião contou com a participação do presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), Marcelo Passos, do secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha e do presidente da ABCZ no Estado, Rodrigo Madruga.

O presidente nacional da ABCZ discutiu com os criadores as conquistas do setor, além das dificuldades enfrentadas pelos criadores do Rio Grande do Norte. Arnaldo Borges elogiou a qualidade genética do rebanho zebuíno potiguar.
“O rebanho potiguar é referência nacional. Venho ao estado desde os anos 80, aqui sempre teve um rebanho muito bom das raças Gir, Guzerá, Sindi, Nelore, inclusive exportando sêmen para outros países”, destacou.

Foto: Marcelo Holanda

Foto: Marcelo Holanda

A ABCZ, uma das maiores associações de pecuaristas de todo o mundo, com 20 mil associados, é o órgão delegado pelo Ministério da Agricultura para fazer o melhoramento da raça zebuína e seus cruzamentos. A entidade oferece uma contribuição significativa aos criadores tanto para o melhoramento genético quanto para o manejo do rebanho.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos criadores potiguares com o quinto ano consecutivo de estiagem, as raças zebuínas representam 90% de todo rebanho do Rio Grande do Norte, responsável tanto pela produção de leite, quanto de carne, de excelente qualidade. “Para nós é muito importante essa avaliação positiva da ABCZ nacional, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos nossos criadores. Isso significa que estamos no caminho certo”, afirmou Marcelo Passos, presidente da ANORC.

Mais informações:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ANORC E FESTA DO BOI 2016

Gerson de Castro
98829 1277
99456 8870 (WhatsApp)

Déborah Fernandes
99604 6120