Numa ação inovadora da atual gestão da Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), a 55ª edição da Festa do Boi ganhou projeção nacional. Tudo isso graças a eventos como a Mostra Nacional de Queijos Artesanais e a cobertura do Canal Terraviva, da Rede Bandeirantes de Televisão.

A cobertura do canal incluiu a transmissão de entrevistas ao vivo dos programas Dia a Dia Rural, apresentado por Tavinho Ceschi e o Terraviva DBO, conduzido por Sidney Maschio, além de entrada ao vivo no Jornal Terraviva, com ancoragem de Lílian Munhoz. A equipe do Canal Terraviva está em Parnamirim desde o primeiro dia da festa e as transmissões ao vivo começaram na segunda-feira, 9 e prosseguem até a noite desta sexta-feira, 13.

Pelo programa Dia a Dia Rural, que vai ao ar de segunda à sexta das 11h30 às 13 horas, passaram dirigentes como Marcelo Passos, presidente da ANORC, José Álvares Vieira, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e da FAERN/SENAR no Estado, o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha.  Dirigentes de núcleos e associações de criadores como Ricardo Lemos (Síndi), Alexandre Confessor (ovinos e caprinos), Fernando Nunes (Quarto de Milha), Edval Rego (Nelore) e Omar Medeiros (Núcleo dos Criadores do Pônei), dentre outros.

Especialistas como Luís Keplin, especialista em nutrição animal e representantes de entidades nacionais como Luiz Carlos Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Girolando, Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite e Fernando Kaiser, da Associação Brasileira de Criadores de Gado Pardo-Suíço também figuraram entre os entrevistados.

Além das entrevistas ao vivo, ao longo da semana, a equipe do Terraviva produziu diversas reportagens que foram exibidas nos programas e noticiários do canal de televisão. Foram tema de reportagens a fazendinha da Emater, a unidade demonstrativa de reuso de água instalada no Parque Aristófanes, reuniões setoriais e também a Mostra Nacional de Queijos Artesanais.

O Canal Terraviva também transmitiu ao vivo três leilões realizados no Tattersal do Parque Aristófanes Fernandes. Foram transmitidos o XXVIII Leilão ANQM, o II Leilão Nelore Potiguar e o Síndi Estrelas 15 anos.

QUEIJOS

Uma das principais atrações do Espaço Sebrae Terroir, concebido para valorizar os produtos da terra, que unem qualidade e cultura, a Mostra Nacional de Queijos Artesanais, que trouxe a Parnamirim 32 queijeiras de diversas partes do País, incluindo 12 do Rio Grande do Norte. Queijos artesanais de excelente qualidade, incluindo o Canastra, de Minas Gerais, o Serrano do Rio Grande do Sul e o Capril São Saruê, de leite de cabras Toggenburg, produzido no município de Angicos, em pleno sertão potiguar. Esta raça de caprinos é originária da Suíça e se adaptou muito ao clima do sertão nordestino.

Os visitantes do Espaço Sebrae Terroir puderam conhecer, degustar e adquirir queijos de qualidade excepcional, além de diversos outros produtos, de ostras a geleias.

Além da exposição nacional de queijos, o Espaço Sebrae Terroir trouxe a Parnamirim nomes nacionais como os chefs de cozinha Alex Atala, considerado um dos melhores do mundo, e Raquel Novais, ganhadora do Master Chef.  Novais ministrou várias oficinas e Atala deu um show de simplicidade e conhecimento, proporcionando um momento de intensa interação com o público presente.