O Rio Grande do Norte deverá ser premiado, nesta terça-feira, com o reconhecimento oficial da raça ovina genuinamente potiguar, denominada Soinga. Pesquisada e geneticamente aperfeiçoada há mais de duas décadas, a Soinga será reconhecida pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na noite desta terça-feira, durante a 52ª Festa do Boi, realizada pela ANORC (Associação Norte-rio-grandense de Criadores). A raça reúne como características principais a capacidade de conviver no clima adverso do semiárido e a produção de carne de excelente qualidade, já disputada entre os restaurantes. Na própria Festa do Boi, os visitantes já podem provar a carne do Soinga, em cozinhas especializadas no setor de caprinos e ovinos.

festa1
Pioneiro na criação e concepção do Soinga, o médico veterinário José Paz de Melo, que se dedica há 30 anos ao tema, inicialmente cruzou as raças Bergamacia com a Morada Nova, resultando na Ingazeira. E do cruzamento da Ingazeira com  Somalis nasceu a Soinga. Os animais Soinga são destaque na Festa do Boi, onde nesta terça feira desfilam na pista de julgamento da ANCOC (Associação Norte-riograndense de Criadores de Caprinos e Ovinos). Quem passa pelas baias, logo se depara com um cartaz de Zé Paz, o criador, com sua foto e os adjetivos do Soinga: “Precoce, Pesado, Prolífero e Rústico”. Paz explica os diferenciais da sua cria: baixo consumo e ganho de peso e reprodução. Tudo em ambiente de semiárido.

festa2
Já existe também a Associação Brasileira de Criadores de Soinga, presidida por outro norte-rio-grandense, o criador Inácio José Salustino Soares. Não basta entusiasta da raça. Salustino iniciou o trabalho de liderança entre criadores com objetivo de difundir e aperfeiçoar o Soinga. Ele administra a criação, em Santa Cruz (RN), de 600 Soingas. “Hoje a carne é uma iguaria. Os restaurantes estão disputando. É um animal de qualidade extrema, cuja a procura cresce”, destaca. O criador Theodósio Lamartine, que cuida de 500 reses em Riachuelo, também está expondo o Soinga na Festa do Boi e mostra-se animado com os negócios que o animal gera. “Vale muito a pena o investimento no Soinga. Estamos satisfeitos”, disse Lamartine.

festa3