A 52ª Festa do Boi tem superado todas as expectativas em termos de qualidade técnica, genética e geração de negócios. As competições e avaliações dos animais de diversas raças entram na reta final, nas três pistas de julgamento, e acontecem até o domingo (19), último dia de evento, que será encerrado com o grande desfile dos campeões (às 17h), seguida pela premiação dos expositores e solenidade de encerramento – às 18h.

FOTOS: ACARTA COMUNICAÇÃO

FOTOS: ACARTA COMUNICAÇÃO

Nesta sexta-feira (17) e sábado (18), continuam a ser realizadas as competições na pista de julgamento de ovinos e caprinos, na pista principal com o julgamento da raça Guzerá (aptidão dupla, leiteiro e holandês) e na pista de cavalos com o julgamento da raça Manga-larga Marchador. Este ano, os três palcos de julgamento tiveram movimentação intensa durante os oito dias de evento proporcionando um conteúdo técnico que arrancou elogios de criadores locais, nacionais e de autoridades representativas do Brasil e até internacionais.

O presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Adriano Varela Galvão, considerou “impecável” o trabalho da ANORC e a evolução da parte técnica e da infraestrutura do Parque Aristófanes Fernandes. “Sinto-me feliz em ver tanta qualidade genética, conhecimento técnico. A Festa do Boi tem dado uma contribuição imensa para a pecuária do Nordeste e do Brasil inteiro”, atestou o presidente da entidade.

Luiz Cláudio Parranhos, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, também considerou a Festa do Boi um evento de “vanguarda” no Nordeste pela qualidade dos debates e dos resultados apresentado. “O Nordeste mostra aqui no RN seu potencial”, destacou.

Criadores veteranos do Rio Grande do Norte também mostram-se otimistas com o futuro e elogiam o desenvolvimento da pecuária potiguar através da Festa do Boi. É o caso de Manoel Montenegro e Juliano Montenegro, cujo rebanho obteve excelente premiação nos julgamentos. “A Festa do Boi é um sucesso de crítica e de público”, disse Manoel. O agropecuarista Josemar França, que também teve gado premiado, disse que o evento deste ano está trazendo a confiança de volta ao criador. “Não me lembro de ter visto uma Festa do Boi tão positiva em termos de genética e também de negócios”, concluiu Josemar França.

FOTOS: ACARTA COMUNICAÇÃO

FOTOS: ACARTA COMUNICAÇÃO

FOTOS: ACARTA COMUNICAÇÃO

FOTOS: ACARTA COMUNICAÇÃO