HISTÓRIA

CONHEÇA A HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES EVENTOS DO PAÍS

seloboiA Festa do Boi é um dos eventos mais antigos do Rio Grande do Norte e, agora em 2012, vai completar meio século de existência. A cada novo ano a festa cresce conquistando novos expositores e visitantes que se encantam com a diversidade de opções.

Os primeiros a pensar na possibilidade de realizar um evento que reunisse as melhores espécies bovinas locais e nacionais, foram os pecuaristas Olavo Montenegro. Luciano Veras e Aristófanes Fernandes. A idéia era oferecer aos pecuaristas do Estado oportunidades de negócios para melhoramento da qualidade genética dos rebanhos.

Aristófanes Fernandes, deputado estadual e federal por várias legislaturas era também comerciante e dono de minas de schellita. Ele trazia gado das regiões Sul e Centro-Oeste e promovia feiras em sua fazenda, no município de Santana do Matos, vendendo animais a  criadores inclusive de outros estados.

No início, para assegurar a realização da festa, o próprio Aristófanes Fernandes bancava os custos da organização, a comida e a bebida para os convidados.  No ano de 1949 foi criada a Asssociação Norte-Riograndense de Criadores (ANORC) por iniciativa do Olavo Montenegro, Luciano Veras e um grupo de criadores que passou a administrar e profissionalizar o evento.

A entidade promoveu as primeiras feiras e exposições de gado na Escola Agrícola de Jundiaí. No mesmo período, em Parnamirim, surgiu um “parque de vaquejadas” e os dirigentes da ANORC viram que a área reunia condições bem melhores para sediar feiras, exposições e a grande Festa do Boi.

A área sempre foi bem servida pelas estradas de rodagem e de ferro que ligavam Natal ao sertão potiguar, a João Pessoa (PB) e Recife (PE), além de oferecer vantagens de transportes que a fazenda de Aristófanes e o colégio de Jundiaí não tinham.  Diante dessas facilitações a Associação resolveu construir neste local os primeiros galpões de gado feitos com tronco de carnaúbas e cobertura de palhas de coqueiros.

De lá para cá, o que era um simples encontro de amigos cresceu, virou uma das maiores feiras agro-industriais do país e é um dos orgulhos do Rio Grande do Norte.  A festa do Boi conta hoje com centenas de expositores e empresas que se instalam no Parque durante o evento, além de comerciantes informais que ganham uma importante verba extra nos 8 dias de festa.

A festa do Boi também oferece uma vasta programação cultural. Desde a instalação de parques e circos para a diversão das crianças, até as feirinhas de artesanato, apresentação de danças típicas e show de artistas famosos que acontecem até a madrugada.

Com uma taxa simbólica de 2 reais famílias inteiras aproveitam o evento para apreciarem as várias alternativas de lazer e negócios, já que a Festa também conta com estandes de importantes órgãos como o Sesc, Senac, Sebrae e os principais bancos do país que apresentam  seus serviços a todos os visitantes.

Confira os detalhes de algumas edições