15 de outubro de 2024

Novo pavilhão é inaugurado no Parque Aristófanes Fernandes com homenagem a Zito Saldanha

O novo pavilhão de número 15 do Parque Aristófanes Fernandes traz uma homenagem muito especial. Registrado como ‘Pavilhão Zito Saldanha’, o novo espaço homenageia a memória do agropecuarista José de Paula Saldanha, figura muito importante para a pecuária potiguar.

Paraibano de nascimento, mas norte-rio-grandense de coração, Zito construiu um legado no agronegócio do RN e foi um dos maiores frequentadores do Parque Aristófanes Fernandes e grande entusiasta da Festa do Boi.

“Seu Zito era uma referência dentro da pecuária do estado, então, nada mais justo do que homenageá-lo nesse momento tão significativo que é a expansão do parque, onde ele fez história”, afirma Matheus França, presidente da ANORC, entidade responsável do local.

Zito Saldanha faleceu em 21 de janeiro de 2024. Durante seus quase 83 anos de vida, se dedicou ao campo, à criação de animais e fez questão de deixar como herança o amor pelo agro e bons valores para os filhos Guilherme, Paulo, Nailka e Luciano.

A homenagem comoveu toda a família. “Mesmo com a dificuldade do homem do campo e fazendeiro do sertão, meu pai sempre procurou criar os filhos com muita dignidade e passou para a gente o amor, valores e tudo que o campo representa”, relembrou Paulo Saldanha.

Diretoria da ANORC e familiares de Zito Saldanha na inauguração do Pavilhão 15

“Ficamos muito satisfeitos, pois nós praticamente fomos criados nesse parque. Tenho grandes memórias dele e com ele aqui dentro. E agora, todas as vezes que a gente passar aqui com nossos filhos e netos, vamos ver o nome dele gravado na placa”, discursou, emocionado, o filho Guilherme Saldanha, que também é secretário de Agricultura e Pesca do RN.

Expansão do Parque Aristófanes Fernandes

O novo pavilhão vem para ampliar a infraestrutura do local, que já é um ponto de referência para eventos e exposições, principalmente do setor agropecuário, como a Festa do Boi — a maior feira do segmento do Norte e Nordeste.

Com essa expansão, o parque se fortalece como um espaço que impulsiona a troca de conhecimentos, a realização de negócios e a valorização dos produtores rurais.

“Esse é o primeiro passo da revitalização que nós, da ANORC, tanto sonhamos. Queremos continuar como um dos parques mais bonitos do Brasil e, para isso, construímos dois novos pavilhões, reativamos outros que estavam parados, e agora queremos reformar as baias dos cavalos e a coreia”, finalizou o presidente da Associação, Matheus França.

A obra reafirma também o compromisso da ANORC com a valorização e o desenvolvimento contínuo do agronegócio, tornando o Parque Aristófanes Fernandes um centro de referência para o setor no RN.

Compartilhe:

Mais notícias

15 de out. de 2025

40ª Exposição Nacional de Pardo Suíço reuniu número recorde de animais e contou com jurada americana na Festa do Boi 2025

15 de out. de 2025

Guerreiras do K-pop retornam à Festa do Boi com show especial nesta quarta-feira (15)

15 de out. de 2025

Feito Potiguar leva loja conceito à Festa do Boi 2025 e apresenta diversidade de produtos locais

14 de out. de 2025

Amélia Duarte e Graco Magalhães são homenageados no Parque Aristófanes Fernandes durante a Festa do Boi