11 de outubro de 2025

Missa do Vaqueiro emociona e reúne fiéis no Parque Aristófanes Fernandes

A tradicional Missa do Vaqueiro, realizada no final da tarde deste sábado (11), marcou mais um momento de fé e devoção durante a 63ª edição da Festa do Boi. A celebração aconteceu na Capela de Sant’Ana, localizada dentro do Parque Aristófanes Fernandes, e reuniu mais de 40 fiéis, que lotaram o espaço em um dos momentos mais simbólicos do evento.

Tradicionalmente realizada durante a Festa do Boi, a missa tem como propósito reunir produtores, criadores, tratadores e visitantes para agradecer pelas conquistas e pedir bênçãos para o trabalho no campo e o sucesso durante os dias do evento. A cerimônia foi celebrada pelo padre Murilo de Paiva, que conduz o momento religioso desde a construção da capela, em 2021 – na gestão do então presidente da ANORC, Marcelo Passos, quando o espaço foi erguido em homenagem a Sant’Ana, padroeira dos criadores.

Neste ano, a celebração teve um significado ainda mais especial. O atual presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores, Matheus França, apresentou aos fiéis uma nova imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em homenagem ao dia 12 de outubro.

“Geralmente a Festa acontece na semana do dia 12 e nós ainda não tínhamos uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ano passado, assim que acabou a missa, eu soube que havia um artesão aqui no parque com uma imagem da santa. Fui lá, prestigiei o trabalho dele e adquirimos a imagem para que ela pudesse ser eternizada também aqui dentro da capela. Amanhã, que é o seu dia, ela já estará aqui para que os devotos possam fazer suas orações, agradecer e pedir proteção à padroeira do Brasil e padroeira dos peões, que são aqueles fazem essa festa acontecer com tanto amor e dedicação aos animais”, destacou o presidente Matheus França.

A imagem foi abençoada e apresentada aos visitantes durante a celebração, passando agora a compor o altar da capela ao lado das imagens de Nossa Senhora Sant’Ana e São José.

O padre Murilo de Paiva ressaltou a importância de manter um espaço de fé dentro do parque, destacando o simbolismo do encontro entre devoção e tradição.

“Ter uma capela aqui no Parque Aristófanes Fernandes é um gesto de fé e reconhecimento a todos que fazem o agro com o coração. É bonito ver esse lugar cheio, com tanta gente reunida para agradecer e celebrar. A missa do vaqueiro é um momento de espiritualidade e união que faz parte da tradição da Festa do Boi”, afirmou.

Compartilhe:

Mais notícias

13 de out. de 2025

Tradição e alegria marcam o Dia das Crianças na Festa do Boi 2025

12 de out. de 2025

Leilões movimentam a Festa do Boi 2025 com programação diversificada e investimentos em genética potiguar

12 de out. de 2025

Festa do Boi celebra o Dia das Crianças com programação especial

11 de out. de 2025

Reconhecimento facial e segurança dobrada garantem tranquilidade na Festa do Boi 2025