3 de março de 2015

ANORC comemora lançamento do programa Leite & Genética

A Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC) será parceira do Sebrae/RN no desenvolvimento do projeto Leite e Genética, que vai trabalhar melhoramento genético, gestão e planejamento do rebanho potiguar, subsidiando 80% dos custos para os criadores. O projeto, que também conta com parceria da FAERN – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, Sinproleite e Núcleos de Criadores do Estado, será apresentado oficialmente no próximo dia 3 de março, às 19 horas, no auditório Arnor Francisco, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O projeto Leite e Genética prevê ações de biotecnologias de reprodução, em bovinos, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e Fertilização In Vitro (FIV), sanidade de rebanhos, qualidade do leite, eficiência reprodutiva e gestão. Estão previstos pacotes de atendimentos para criadores de raças de leite e corte de variados portes. Através do SEBRAE/RN, o programa paga 80% dos custos dos investimentos a serem realizados nas propriedades rurais. Os outros 20% são contrapartida financeira do produtor que aderir ao programa.

O início do programa, que é operado com apoio do em parceria com o Instituto Bio sistêmico (IBS),também viabilizou a implantação do primeiro laboratório de fertilização in vitro no Estado, um desejo antigo da ANORC. “Esta é uma grande notícia para o setor agropecuário. Uma nova oportunidade para os nossos criadores darem um salto de genética e gestão eficiente. Somos parceiros deste grande projeto”, destacou o presidente da ANORC, Antônio Teófilo, explicando que o objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento genético das bovinoculturas de leite e de corte no Estado.

Por meio de consultorias técnicas e inovação, as ações do projeto Leite e Genética trazem ao produtor programas de melhoramento genético. A essência do programa está em identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica, a oferta e produção exigidas pelo mercado. As ofertas são focadas no fortalecimento e na sustentabilidade das propriedades leiteiras. O atendimento se dará através das unidades móveis. Pode se beneficiar do projeto os produtores que possuam um faturamento de até R$ 3.600.000,00/ ano. Os interessados podem se informar na secretaria da ANORC.

Compartilhe:

Mais notícias

O espaço Origens traz ao público uma imersão nos sabores do Rio Grande do Norte durante a Festa do Boi | Fotos Isaac Silva (Sebrae-RN)
15 de out. de 2024

Espaço Origens do Sebrae-RN exalta sabores potiguares na Festa do Boi

15 de out. de 2024

Projeto Brazilian Cattle lança oportunidades de exportação para empresas na Festa do Boi

15 de out. de 2024

Carreta Agro pelo Brasil marca presença na 62ª Festa do Boi em Parnamirim-RN

15 de out. de 2024

Novo pavilhão é inaugurado no Parque Aristófanes Fernandes com homenagem a Zito Saldanha