O Sebrae-RN está investindo em tecnologia para fortalecer a bovinocultura potiguar em 2025, com o objetivo de melhorar a qualidade da carne e aumentar a produtividade dos produtores no estado. Como parte dessa iniciativa, a instituição vai facilitar aos criadores o acesso à ferramenta de ultrassonografia Software BIA, que, por meio de análises detalhadas dos animais, visa agregar valor ao produto final e ampliar a rentabilidade do setor.
A nova tecnologia, inédita no Nordeste, foi apresentada em uma palestra por videoconferência, pelo zootecnista Caio Moura, da DGT Brasil, durante o Seminário de Bovinocultura, evento que fez parte da programação da Agência Sebrae na Festa do Boi 2024, nesta sexta-feira (18). A DGT, empresa americana fundada em 1995, referência mundial no desenvolvimento de softwares de interpretação de imagens de ultrassonografia de carcaças de bovinos, suínos, aves e ovinos, opera no Brasil desde 2005.
Segundo Nilson Dantas, analista técnico e gestor da Bovinocultura do Sebrae-RN, a instituição facilitará o acesso à tecnologia por meio do programa SebraeTec, que disponibiliza um subsídio de 70% no custo do equipamento. “A ideia é trazer ao produtor ferramentas para um diagnóstico mais preciso. Vamos iniciar o próximo ano com o uso do ultrassom de carcaça, por meio do SebraeTec. É uma nova ficha técnica que está sendo criada para os produtores do RN”, conclui.
Metodologia do Software BIA
Sobre o funcionamento da ferramenta, Caio Moura explica que a ultrassonografia vai além da simples pesagem dos animais, analisando a composição das carcaças. “Animais com o mesmo peso podem ter quantidades diferentes de músculos, gordura e ossos, o que impacta diretamente na qualidade da carne”, afirma.
O Software BIA coleta e armazena imagens que fornecem informações detalhadas sobre a área de olho-de-lombo, espessura de gordura e marmoreio, características essenciais para garantir uma carne de qualidade superior. “Com essas imagens, conseguimos avaliar o marmoreio da carne, que traz mais sabor, suculência e maciez, além de identificar o tamanho do contrafilé e a espessura da gordura”, destaca Moura.
A ferramenta oferece previsões de qualidade ainda no animal vivo, facilitando a seleção dos melhores indivíduos para reprodução e padronização de carcaças, tanto para a engorda comercial quanto para cortes gourmet.
Produtores do RN
Para os produtores, essa tecnologia traz um avanço significativo, como destaca Eduardo de Paula Melo, sócio-diretor da Corte 84. “É uma ferramenta importante para tornar o melhoramento genético dos animais mais assertivo, especialmente na seleção de fêmeas, baseada no objetivo de produção de cada um. O foco é o desempenho dos animais e o rendimento da carcaça”, compartilha. A empresa, que detém toda a cadeia de produção, desde o abate até o processamento, comercializa atualmente mais de 100 produtos no RN e já planeja expandir para estados vizinhos.
62ª Festa do Boi
A Festa do Boi 2024 é uma realização da ANORC, Governo do Estado, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Banco do Nordeste, Governo Federal, Sicoob, FAERN SENAR, AGN, Assembleia Legislativa do RN, IDIARN, Brisanet, Fecomércio e Banco do Brasil.
O evento acontece com o apoio da ABCZ, ANQM e ANCOC, além dos núcleos NGG-Núcleo dos Criadores de Girolando e Gir Leiteiro, NULEITE, Núcleo de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador, Núcleo de Criadores de Pardo Suíço, Núcleo de Criadores de Nelore, Núcleo de Criadores de Guzerá, Núcleo Sindi RN e Núcleo dos Criadores de Cavalo Pônei do RN.
*Com informações da Agência Sebrae de Notícias