A 54° edição da Festa do Boi recebeu nesta quinta-feira (13) o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Borges. Na tarde desta quinta-feira, 13, na sede do Sistema Faern/Senar, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, Arnaldo Borges se reuniu com criadores de raças zebuínas no Rio Grande do Norte. A reunião contou com a participação do presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), Marcelo Passos, do secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha e do presidente da ABCZ no Estado, Rodrigo Madruga.
O presidente nacional da ABCZ discutiu com os criadores as conquistas do setor, além das dificuldades enfrentadas pelos criadores do Rio Grande do Norte. Arnaldo Borges elogiou a qualidade genética do rebanho zebuíno potiguar.
“O rebanho potiguar é referência nacional. Venho ao estado desde os anos 80, aqui sempre teve um rebanho muito bom das raças Gir, Guzerá, Sindi, Nelore, inclusive exportando sêmen para outros países”, destacou.
A ABCZ, uma das maiores associações de pecuaristas de todo o mundo, com 20 mil associados, é o órgão delegado pelo Ministério da Agricultura para fazer o melhoramento da raça zebuína e seus cruzamentos. A entidade oferece uma contribuição significativa aos criadores tanto para o melhoramento genético quanto para o manejo do rebanho.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos criadores potiguares com o quinto ano consecutivo de estiagem, as raças zebuínas representam 90% de todo rebanho do Rio Grande do Norte, responsável tanto pela produção de leite, quanto de carne, de excelente qualidade. “Para nós é muito importante essa avaliação positiva da ABCZ nacional, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos nossos criadores. Isso significa que estamos no caminho certo”, afirmou Marcelo Passos, presidente da ANORC.
—
Mais informações:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ANORC E FESTA DO BOI 2016
Gerson de Castro
98829 1277
99456 8870 (WhatsApp)
Déborah Fernandes
99604 6120