15 de outubro de 2014

RN terá raça nobre de ovino reconhecida na Festa do Boi

O Rio Grande do Norte deverá ser premiado, nesta terça-feira, com o reconhecimento oficial da raça ovina genuinamente potiguar, denominada Soinga. Pesquisada e geneticamente aperfeiçoada há mais de duas décadas, a Soinga será reconhecida pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na noite desta terça-feira, durante a 52ª Festa do Boi, realizada pela ANORC (Associação Norte-rio-grandense de Criadores). A raça reúne como características principais a capacidade de conviver no clima adverso do semiárido e a produção de carne de excelente qualidade, já disputada entre os restaurantes. Na própria Festa do Boi, os visitantes já podem provar a carne do Soinga, em cozinhas especializadas no setor de caprinos e ovinos.

festa1
Pioneiro na criação e concepção do Soinga, o médico veterinário José Paz de Melo, que se dedica há 30 anos ao tema, inicialmente cruzou as raças Bergamacia com a Morada Nova, resultando na Ingazeira. E do cruzamento da Ingazeira com  Somalis nasceu a Soinga. Os animais Soinga são destaque na Festa do Boi, onde nesta terça feira desfilam na pista de julgamento da ANCOC (Associação Norte-riograndense de Criadores de Caprinos e Ovinos). Quem passa pelas baias, logo se depara com um cartaz de Zé Paz, o criador, com sua foto e os adjetivos do Soinga: “Precoce, Pesado, Prolífero e Rústico”. Paz explica os diferenciais da sua cria: baixo consumo e ganho de peso e reprodução. Tudo em ambiente de semiárido.

festa2
Já existe também a Associação Brasileira de Criadores de Soinga, presidida por outro norte-rio-grandense, o criador Inácio José Salustino Soares. Não basta entusiasta da raça. Salustino iniciou o trabalho de liderança entre criadores com objetivo de difundir e aperfeiçoar o Soinga. Ele administra a criação, em Santa Cruz (RN), de 600 Soingas. “Hoje a carne é uma iguaria. Os restaurantes estão disputando. É um animal de qualidade extrema, cuja a procura cresce”, destaca. O criador Theodósio Lamartine, que cuida de 500 reses em Riachuelo, também está expondo o Soinga na Festa do Boi e mostra-se animado com os negócios que o animal gera. “Vale muito a pena o investimento no Soinga. Estamos satisfeitos”, disse Lamartine.

festa3

Compartilhe:

Mais notícias

O espaço Origens traz ao público uma imersão nos sabores do Rio Grande do Norte durante a Festa do Boi | Fotos Isaac Silva (Sebrae-RN)
15 de out. de 2024

Espaço Origens do Sebrae-RN exalta sabores potiguares na Festa do Boi

15 de out. de 2024

Projeto Brazilian Cattle lança oportunidades de exportação para empresas na Festa do Boi

15 de out. de 2024

Carreta Agro pelo Brasil marca presença na 62ª Festa do Boi em Parnamirim-RN

15 de out. de 2024

Novo pavilhão é inaugurado no Parque Aristófanes Fernandes com homenagem a Zito Saldanha